Na virada do século três conceitos foram se impondo gradualmente ao meu pensamento: o de Cultura, o de Problema e o de Risco. A interligação desses três conceitos deu origem a uma visão que integra ontologia, epistemologia e ética numa concepção dinâmica e Aberta do Homem e da Vida. Os textos relacionados ao desenvolvimento desses conceitos e dessa visão serão apresentados nesta página.

Tenho trabalhado em minha própria formulação do conceito de Cultura há mais de 20 anos. O texto abaixo, publicado em dezembro de 2024, apresenta seus traços mais essenciais. Embora tenha apenas três páginas e deixe de fora inúmeros problemas (alguns deles já abordados em outros textos), ele pode ser considerado como a primeira abordagem panorâmica do meu conceito de Cultura.
Introdução ao conceito de Cultura (PDF)

O texto a seguir, publicado em duas partes no ano de 2020, aborda a concepção antropológica e a concepção elitista de cultura, revela um fundo comum a ambas e faz uma primeira aproximação ao meu conceito de Cultura. Ele ainda será revisado no futuro.
A Cultura como produção de si e do outro (1ª parte)
A Cultura como produção de si e do outro (conclusão)

